"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PERSONAGEM DO DIA 25/01: TOM JOBIM

No dia 25 de janeiro de 1927 nascia, no Rio de Janeiro, um dos maiores representantes da música brasileira, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o famoso Tom Jobim, um dos criadores do movimento da bossa nova. Unanimidade em termos de qualidade e sofisticação musical, Tom Jobim aprendeu a tocar violão e piano com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter. No início dos anos 50, se apresentava em bares e boates em Copacabana até que, em 1952, foi contratado como arranjador pela gravadora Continental. Nesta época, surgiram suas primeiras composições e a gravação de “Incerteza”, em parceria com Newton Mendonça, interpretada por Mauricy Moura.

A famosa parceria com Vinícius de Moraes começou em 1956, quando musicou o espetáculo Orfeu da Conceição. Uma das músicas da peça, “Se Todos Fossem Iguais a Você”, foi um grande sucesso e se tornaria um clássico. Em 1963, novamente ao lado de Vinícius de Moraes, Tom compôs “Garota de Ipanema”, uma das músicas brasileiras mais conhecidas no exterior.

Outros clássicos de Tom são “Samba do Avião”, “Só Danço Samba” (com Vinícius de Moraes), “Ela é Carioca” (com Vinícius de Moraes), “O Morro Não Tem Vez”, “Inútil Paisagem” (com Aloysio), “Vivo Sonhando”. Seu sucesso no exterior resultou em um álbum ao lado de Frank Sinatra, o disco Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim. A gravação incluiu versões em inglês de canções de Tom ("The Girl From Ipanema", "How Insensitive", "Dindi", "Quiet Night of Quiet Stars").

Profundo pesquisador musical, Tom seguiu compondo, usando harmonias do jazz com elementos tipicamente brasileiros. Desta fase vieram os álbuns Matita Perê e Urubu, lançados na década de 1970, que contam com músicas como “Águas de Março”, “Ana Luiza”, “Lígia” e “Ângela”. O maestro também gravou discos com outros artistas como Elis Regina, Miúcha e Edu Lobo.

Já consagrado, em 1987, lançou Passarim acompanhado da Banda Nova. Pouco depois, em 1991, foi nomeado doutor honoris causa da Universidade Nova de Lisboa/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. No ano seguinte, virou enredo da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Em 1994, lançou seu último álbum, Antônio Brasileiro. No mesmo ano, Tom Jobim morreu no dia 8 de dezembro, em Nova York. Ele estava na cidade para tratar de um câncer na bexiga, quando sofreu uma parada cardíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário