"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







domingo, 15 de janeiro de 2012

PERSONAGEM DO DIA 15/01: MARTIN LUTHER KING

Martin Luther King, Jr., filho de um ministro da Igreja Baptista, nasceu em Atlanta, Geórgia, EUA, no dia 15 de Janeiro de 1929. Estudou teologia e, em 1955, organizou o primeiro grande protesto do movimento dos direitos civis dos cidadãos afro-americanos: o boicote Montgomery em Alabama.

Influenciado por Mahatma Gandhi, intercedeu pela desobediência civil não violenta perante a segregação racial nos Estados Unidos. Os protestos pacíficos que dirigiu nos estados do sul encontraram-se rapidamente com respostas violentas, mas King e os seus seguidores mantiveram-se fiéis às suas crenças e o movimento ganhou fôlego.

Orador poderoso, King fez um apelo aos ideais norte-americanos e cristãos, e lentamente foi ganhando o apoio do governo federal e de movimentos brancos do norte. Em 1963 colocou-se à frente de uma marcha maciça até Washington, que atraiu mais de 200.000 cidadãos, e em 1964 foi condecorado com o Prémio Nobel da Paz.

Nos finais de 60, King criticou abertamente a implicação do seu país na Guerra do Vietname, e reconduziu os seus esforços em ganhar direitos económicos para os americanos mais pobres. Nessa altura, o movimento de direitos civis começou a fracturar-se com activistas como Stokely Carmichael, que se afastou da visão de King da integração não violenta a favor da dependência dos afro-americanos na autodefesa.

Em 1968, King tentou reunificar e reviver o seu movimento mediante uma "Marcha dos pobres" sobre Washington, mas no dia 4 de Abril foi assassinado em Menfis, Tennessee, apenas umas semanas antes da Marcha começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário