"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PERSONAGEM DO DIA 20/01: GARRINCHA

No dia 20 de Janeiro de 1983 morria Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha, um dos mais brilhantes jogadores do futebol brasileiro, em todos os tempos, que se notabilizou por seus dribles desconcertantes.

Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas", foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, tornou-se o principal jogador do time brasileiro.

A força do seu carisma ficou marcada rapidamente nas palavras do poeta Carlos Drummond de Andrade, numa crônica publicada no Jornal do Brasil, na edição do dia posterior a morte do genial Garrincha:

"Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário