"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







domingo, 27 de novembro de 2011

FRASES REVELAM ESSÊNCIA DE FERNANDO PESSOA


"A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta."

"A beleza de um corpo nu só a sentem as raças vestidas. O pudor vale sobretudo para a sensibilidade como o obstáculo para a energia."

"A bondade é a delicadeza das almas grosseiras."

"A celebridade é uma contradição. Parecendo que dá valor e força às criaturas, apenas as desvaloriza e enfraquece"

"A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são."

"A fé é o instinto da ação."

"A felicidade está fora da felicidade."

"A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo."

"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar."

"A renúncia é a libertação. Não querer é poder."

"A única maneira de teres sensações novas é construíres-te uma alma nova."

"A vida é o que fazemos dela. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos."

"Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito."

"Afinal, se coisas boas se vão é para que coisas melhores possam vir. Esqueça o passado, desapego é o segredo!"

"Agir, eis a inteligência verdadeira."

"Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas."

"Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também."

"Amar é cansar-se de estar só."

"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?"

"Aquele que conheceu apenas a uma mulher e amou de verdade, sabe muito mais das mulheres doque aquele que conheceu a mil."

"As figuras imaginárias têm mais relevo e verdade que as reais."

"As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

"Boa é a vida, mas melhor é o vinho. O amor é bom, mas é melhor o sono."

"Conhece alguém as fronteiras à sua alma, para que possa dizer - eu sou eu?"

"Considerar a nossa maior angústia como um incidente sem importância, não só na vida do universo, mas da nossa mesma alma, é o princípio da sabedoria."

"Correr riscos reais, além de me apavorar, não é por medo que eu sinta excessivamente - perturba-me a perfeita atenção às minhas sensações, o que me incomoda e me despersonaliza."

"De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos."

"Despreza tudo, mas de modo que o desprezar te não incomode. Não te julgues superior ao desprezares. A arte do desprezo nobre está nisso."

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce."

"Duvido, portanto penso."

"E a minha alma alegra-se com seu sorriso, um sorriso amplo e humano, como o aplauso de uma multidão."

"Enquanto houver você do outro lado, eu consigo me orientar".

"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida."

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo."

"Eu que me aguente comigo e com os comigos de mim."

"Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo. Aparte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo."

"Eu sou aquilo que perdi."

"Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é."

"Há duas formas para viver a sua vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre."

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares."

"Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário."

"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."

"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso."

"Mesmo a ausência dele é uma coisa que está comigo."

"Minha alma está cansada da minha vida."

"Minha Pátria é minha língua."

"Não é o tédio a doença do aborrecimento de nada ter que fazer, mas a doença maior de se sentir que não vale a pena fazer nada."

"Não existem amores perfeitos, mas amantes acomodados."

"Não importa se a estação do ano muda... se o século vira, se o milênio é outro. Se a idade aumenta... conserva a vontade de viver, não se chega a parte alguma sem ela."

"Não saber explicar o que se sente por quem você quer a todo momento, é amar."

"Não sei o que sinto, não sei o que quero, não sei o que penso nem o que sou."

"Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

"Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças."

"Nós nunca nos realizamos. Somos dois abismos - um poço fitando o céu."

"Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém."

"O amor é um sonho que chega para o pouco ser que se é."

"O campo é onde não estamos. Ali, só ali, há sombras verdadeiras e verdadeiro arvoredo."

"O dinheiro é belo, porque é a libertação."

"O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar."

"O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma anormalidade; representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio."

"O Homem é do tamanho do seu sonho."

"O mais alto de nós não é mais que um conhecedor mais próximo do oco e do incerto de tudo."

"O meu passado é tudo quanto não consegui ser."

"O mundo é de quem não sente. A condição essencial para se ser um homem prático é a ausência de sensibilidade."

"O pensamento pode ter elevação sem ter elegância, e, na proporção em que não tiver elegância, perderá a ação sobre os outros. A força sem a destreza é uma simples massa."

"O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente."

"O povo nunca é humanitário. O que há de mais fundamental na criatura do povo é a atenção estreita aos seus interesses, e a exclusão cuidadosa, praticada sempre que possível, dos interesses alheios."

"O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela."

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"O verdadeiro cadáver não é o corpo (...), mas aquilo que deixou de viver(...)"

"O verdadeiro sábio é aquele que assim se dispõe que os acontecimentos exteriores o alterem minimamente."

"Os homens são fáceis de afastar. Basta não nos aproximarmos."

"Para sêr grande, sêr inteiro; nada teu exagera ou exclui; sêr todo em cada coisa; põe quanto és no mínimo que fazes; assim em cada lago, a lua toda brilha porque alta vive."

"Para viajar basta existir."

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

"Pode ser que nos guie uma ilusão; a consciência, porém, é que nos não guia."

"Porque eu sou do tamanho do que vejo, e não, do tamanho da minha altura..."

"Porque quem ama nunca sabe o que ama, nem sabe porque ama, nem sabe o que é amar..."

"Possuir é perder. Sentir sem possuir é guardar, porque é extrair de uma coisa a sua essência."

"Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente."

"Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjetividade."

"Quem tem alma não tem calma."

"Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer."

"Saber interpor-se constantemente entre si próprio e as coisas é o mais alto grau de sabedoria e prudência."

"Sábio é quem se contenta com o espetáculo do mundo."

"Saber ser supersticioso ainda é uma das artes que, realizadas a auge, marcam o homem superior."

"Se depois de eu morrer. quizerem escrever a minha biografia, não há nada mais simples.Tenho só duas datas: a de minha nascença e a de minha morte. Entre uma e outra todos os dias são meus..."

"Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir."

"Se perder um amor... não se perca! Se o achar... segure-o! Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. O mais... é nada."

"Segue o teu destino... Rega as tuas plantas; Ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias."

"Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da propia histórie. É saber falar de si mesmo. É não ter medo dos propios sentimento…"

"Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida."

"Sinto-me nascido a cada momento, para a eterna novidade do Mundo..."

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo."

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens."

"Ter opiniões é estar vendido a si mesmo. Não ter opiniões é existir. Ter todas as opiniões é ser poeta."

"Todas as cartas de amor são ridículas, não seriam cartas de amor se não fossem ridículas."

"Todo o homem de ação é essencialmente animado e otimista porque quem não sente é feliz."

"Todo o prazer é um vício, porque buscar o prazer é o que todos fazem na vida, e o único vício negro é fazer o que toda a gente faz."

"Todos temos por onde sermos desprezíveis. Cada um de nós traz consigo um crime feito ou o crime que a alma lhe pede para fazer."

"Tudo aquilo que é realmente nosso nunca se vai para sempre."

"Tudo é incerto e derradeiro. Tudo é disperso, nada é inteiro."

"Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão..."

"Tudo quanto vive, vive porque muda; muda porque passa; e, porque passa, morre. Tudo quanto vive perpetuamente se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida."

"Tudo que existe existe talvez porque outra coisa existe. Nada é, tudo coexiste: talvez assim seja certo."

"Tudo que se passa no onde vivemos é em nós que se passa. Tudo que cessa no que vemos é em nós que cessa."

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena."

"Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é."

"Ver e ouvir são as únicas coisas nobres que a vida contém. Os outros sentidos são plebeus e carnais."

"Ver muito lucidamente prejudica o sentir demasiado. E os gregos viam muito lucidamente, por isso poucos sentiam. Daí a sua perfeita execução da obra de arte."

"Viver não é necessário; o que é necessário é criar."

* Fernando Pessoa (Lisboa, 13/06/1888 — Lisboa, 30/11/1935), foi poeta e escritor, sendo considerado um dos maiores da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes equiparado com Luís de Camões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário