"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







sábado, 9 de abril de 2011

O MELHOR DE MARTINHO DA VILA


Martinho da Vila nasceu em Duas Barras-RJ, no dia 12/02/1938. Filho de lavradores, veio para o Rio de Janeiro com apenas quatro anos. Criado na Serra dos Pretos-Forros, na Zona Oeste da capital carioca, sua primeira profissão foi como Auxiliar de Químico Industrial, função aprendida no curso intensivo do SENAI. Mais tarde, enquanto servia o Exército, como sargento burocrata, cursou a Escola de Instrução Especializada, tornando-se escrevente e contador, profissões que abandonou em 1970, quando deu baixa para se tornar cantor profissional. Na verdade, a carreira artística havia surgido em 1967, quando concorreu no III Festival da Record, com a música "Menina Moça". O sucesso veio no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançando a canção "Casa de Bamba", um dos "clássicos" de Martinho . O primeiro álbum, lançado em 1969, intitulado Martinho da Vila, já demonstrava a extensão de seu talento como compositor e músico, incluindo, além de "Casa de Bamba", obras-primas como "O Pequeno Burguês", "Quem é Do Mar Não Enjoa" e "Prá Que Dinheiro" entre outras menos populares como "Brasil Mulato", "Amor Pra que Nasceu" e "Tom Maior". Logo tornou-se um dos mais respeitados artistas brasileiros além de um dos maiores vendedores de disco no Brasil. Sua dedicação à "Escola de Samba Unidos de Vila Isabel" teve início em 1965, após passar alguns anos participando da extinta "Escola de Samba Aprendizes da Boca do Mato". Antes, participava da extinta Aprendizes da Boca do Mato. Com o passar dos anos, principalmente por conta da sua dedicação, e dos vários sambas-enredo que assinou, a história de Martinho da Vila passou a ser inexoravelmente associada a "Unidos de Vila Isabel". Clique nos títulos das músicas e aprecie alguns dos sucessos compostos e/ou criados por esse sambista símbolo, o talentoso Martinho da Vila:
A estrela brilha / Aquarela brasileira / Café com leite / Canta canta minha gente / Chora Carolina / Como você / Coração de malandro / Cuca maluca / Deixa a Maria sambar / Devagar devagarinho / Disritmia / É difícil se fiel / Eu vi seu ex-amor / Ex-amor / Fica Comigo Mais um Pouco / Hoje tem amor / Lembranças (com Nelson Gonçalves) / Madalena do jucu / Me Ama Mô / Me Faz Um Dengo / Menina Moça / Meu bem fez amor comigo / Meu Off Rio / Minha E Tua / Mulheres / Namoradeira / Não Chora Meu Amor / Não rolou, mas vai rolar / O Morena Como É Bom Viajar / Oi compadre / Pagóde Da Saideira / Pandeiro E Cavaquinho / Pelo telefone / Pequeno burgês / Por favor me ajude / Pra que dinheiro / Quem Foi Que Disse / Se eu sorrir, tu não podes chorar / Ta delicia Ta gostoso / To vendo que você me quer / Tudo menos amor / Um ai pro meu amor / Vem Chegando Chega Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário