"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







sábado, 5 de fevereiro de 2011

O MELHOR DE NINA SIMONE


Nina Simone nasceu em Tryon, na Carolina do Norte, EUA, no dia 21/02/1933. Começou a carreira aos vinte anos, escondida dos pais, que eram pastores metodistas, cantando Blues, então conhecida como a "música do diabo", nos cabarés de Nova Iorque, Filadélfia e Atlantic City. Em contato com sua obra, aqueles que não conhecem percebem logo a diversidade de estilos pelos quais Nina Simone se aventurou, interpretando, com igual desenvoltura, temas do gospel, soul, blues, folk e jazz. Foi uma das primeiras artistas negras a ingressar na renomada Juilliard School of Music, em Nova Iorque, envolvendo-se decisiva e publicamente com todo tipo de combate ao racismo, inclusive criando um dos "hinos" ativistas da causa negra, a canção "Mississipi Goddamn", que fala sobre o assassinato de quatro crianças negras numa igreja de Birmingham, em 1963. Clique nos títulos das músicas e aprecie algumas da notáveis interpretações dessa compositora inspirada e "cantora visceral" que foi Nina Simone:
Ain' T Got No / Angel Of The Morning / Balm In Gilead / Baltimore / Blackbird / Blue Prelude / Blues For Porgy / Blues For Mama / Can' T Get Out Of This Mood / Children Go Where I Send You / Chilly Winds Don't Blow / Don'T Mean A Thing If It Aint Got That Swing / Everything Must Change / Falling In Love Again / Feeling Good / Flo Me La / Fly Me To The Moon / Forget / Here Comes The Sun / I Cried For You / I Put A Spell On You / I Shall Be Released / If You Pray Right / In The Evening By The Moonlight / It Might As Well Be Spring / Little Liza Jane / Love Me Or Leave Me / Mr Bolanjes / Music For Lovers / My Baby Just Cares For Me / My Father / My Funny Valentine / My Sweet Lord / My Way / Ne Me Quite Pas / Nina'S Blues / O Oh Child / Rich Girl / Sinnerman / Sinnerman (Remix) / Sinnerman The Thomas Crown Affair / Solitaire / Solitude / Stompin' At The Savoy / Strange Fruit / Summertime / That'S All I Want From You / That'S Him Over There / The Family / Theme From Middle Of The Night / To Love Somebody / Trouble In Mind / Try A Little / Willow Weep For Me / You'D Be So Nice To Come Home To / You'Ve Been Gone Too Long

Nenhum comentário:

Postar um comentário