"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







domingo, 20 de fevereiro de 2011

O MELHOR DE ALCIONE


Alcione nasceu em São Luís-MA, no dia 21/11/1947. Desde pequena, graças ao pai, integrante da banda da Polícia Militar, além de compositor e "apaixonado" bumba-meu-boi, Alcione esteve inserida no meio musical maranhense, tendo feito sua primeira apresentação já aos doze anos, na Orquestra Jazz Guarani, regida por seu pai, substituindo o crooner da orquestra,que havia ficado rouco. Formou-se como professora primária na Escola de Curso Normal, e chegou a lecionar por dois anos, embora continuasse se dedicando à música, apresentando-se na TV do Maranhão nos anos de 1965 e 1966. No final de 1966, resolveu tentar a sorte no Rio de Janeiro, onde começou a cantar na noite, em boates localizadas no "Beco das Garrafas", em Copacabana. Destacou-se ao vencer as duas primeiras eliminatórias do programa ‘’A Grande Chance’’, de Flávio Cavalcanti. Nessa mesma época, assinou o primeiro contrato profissional com a TV Excelsior, apresentando-se no programa ‘’Sendas do Sucesso’’. Depois de seis meses na emissora, realizou uma turnê de quatro meses pela América Latina e resolveu morar na Europa. Ao voltar ao Brasil, em 1978, continuou na "batalha" até que, três anos depois, ganhou o primeiro disco de ouro através do primeiro LP, "A voz do samba" , gravado em 1975, ocasião em que finalmente "estourou" no Brasil, graças a enorme repercussão obtida com a gravação de "Não Deixe O Samba Morrer", intensamente tocada nas rádios do país, e que permaneceu 22 semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso. Clique nos títulos das músicas e aprecie alguns dos sucessos que consolidaram a carreira de Alcione:
300 Anos / À Flor Da Pele / A Loba / A Noite Do Meu Bem / A Paixão Tem Memória / Ai Paixão / Além Da Cama / Alvorecer / Amor De Corpo E Alma (com Emílio Santiago) / Amor Rola Na Cama / Angola E Brasil / As Rosas Não Falam / Bilhete / Chamego / Como Da Primeira Vez / Condenados / Conseqüências / Contra A Correnteza / Coração De Porcelana / Corpo Fechado / Delírios De Amor / Depois Do Prazer / Enquanto Houver Saudade / Entidade / Entre A Sola E O Salto / Estranha Loucura (com Alexandre Pires) / Essa Tal Liberdade / Este Amor Me Envenena (com Djavan) / Eu Te Procuro / Explode Coração / Falsa Consideração / Faz Uma Loucura Por Mim / Flor De Liz ((com Emílio Santiago) / Garoto Maroto / Guiné, Guiné / Jóia Rara / Lá Vem Você / Laço De Cobra / Laguidibá (Martinália) / Linda Flor / Luz Do Desejo / Luz Do Nosso Amor / Mangueira é Mãe (Marcelo Falcão) / Marcas Do Passado / Maria Da Penha / Mel Na Boca / Melhores Momentos / Menino Sem Juízo / Menor Abandonado / Mesa De Bar (com Ed Motta) / Meu Ébano / Meu Vício É Você / Minha Outra Metade / Momentos / Mulher Ideal / Na Hora Da Raiva / Não Pense Em Mim / Não Tem Saída (Com belo) / Nem Morta / Néon (com Reinaldo) / Nossos Momentos / Novo Endereço / Nunca Mais / O Mar Serenou / O Meu Amor (com Maria Bethânia) / O Mundo É De Nós Dois / O Que Eu Faço Amanhã / Olha / Ou Ela Ou Eu / Perdeu, Perdeu / Pior É Que Eu Gosto / Planos De Papel / Pode Esperar / Pra Que Chorar / Qualquer Dia Desses / Quando O Amor Bateu Na Porta / Quando Você Quiser / Queda De Braço / Quem De Nós / Quem É Você / Quero Sim / Retalhos De Cetim / Rio Antigo / Ronda / Sábado À Noite / Se Não É Amor / Serei Sempre Tua / Só Sei Que Amei (com Emílio Santiago) / Solidão / Sorriso Aberto/ Luz Do Repente/Bagaço Da Laranja / Sufoco Telegrama / Ternura Antiga / Timidez / Tudo Acabado / Tocaia Sua / Um Ser De Luz / Uma Nova Paixão / Umas E Outras / Viola Em Bandoleira/Do Fundo Do Nosso Quintal / Você Me Vira A Cabeça

Um comentário:

  1. Oi,
    Achei esse post enquanto procurava conteúdos sobre a Alcione. Muito bacana!
    Abraços,
    Grupo Puro Acaso
    www.grupopuroacaso.com

    ResponderExcluir