"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







terça-feira, 27 de julho de 2010

AS MAIS BELAS VALSAS BRASILEIRAS


A valsa chegou ao Brasil no final da década de 1830 e imitou inicialmente o modelo europeu. A partir de 1870, com o surgimento do choro, os músicos brasileiros imprimiram novas características às composições e a valsa tornou-se um gênero da música popular. Entre os primeiros compositores de valsas estão Alfredo da Rocha Viana, pai de Pixinguinha, e Ernesto Nazareth.
Sob a influência da modinha, a valsa tornou-se também uma forma de canção sentimental. No final da década de 1920, o cinema trouxe a moda das valsas americanas. A partir de 1934, iniciou-se a fase de maior brilho da valsa brasileira, com a dupla de compositores Francisco Alves e Orestes Barbosa. Até meados da década de 1940, todos os compositores famosos tinham valsas entre suas obras: Pixinguinha, Ary Barroso, Joubert de Carvalho, Lamartine Babo, Custódio Mesquita e muitos outros. O gênero entrou em declínio no Brasil a partir da década de 1950. Clique nos títulos das músicas e aprecie algumas da mais belas valsas brasileiras, em magistrais interpretações:

ALTEMAR DUTRA: O Trovador
CARLOS NOBRE: Valsa de Guarapari
CHICO BUARQUE: Valsinha
IVANILDO: Bodas de Prata
JOANA: Lua Branca
MARISA GATA MANSA: Valsa de uma Cidade
MOACIR FRANCO: Valsa Das Velas
ORLANDO SILVA: Rosa
OSNY SILVA: Folhas ao Vento / Nancy
ORQUESTRADAS: Abismo De Rosas (Orquestra Clube da Valsa) / Amando sobre o Mar / Aurora / Ave Maria (Orquestra Clube da Valsa) / Bodas de Prata / Branca (Violinos Mágicos) / Club XV (Orquestra Clube da Valsa) / Deusa Da Minha Rua (Orquestra Clube da Valsa) / Divina Valsa (Orquestra Clube da Valsa) / E O Destino Desfolhou (Orquestra Clube da Valsa) / Encantamento (Violinos Mágicos) / Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda (Violinos Mágicos) / Elegantíssima / / Esmeralda / Eu sonhei que tu estavas tão linda / Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda (Orquestra Clube da Valsa / Formosa Morena / Gotas de Lágrimas / Lágrimas / Manhãs de Sol / Nancy / Ontem ao Luar / Primavera (Violinos Mágicos) / Raquel / Rapaziada do Brás / Ressurreição (Violinos Mágicos) / Saudades De Matão (Orquestra Clube da Valsa) / Saudades de Matão/Beijinho Doce / Saudades De Ouro Preto (Orquestra Clube da Valsa) / Subindo Ao Céu (Orquestra Clube da Valsa) / Tardes Em Lindóia (Orquestra Clube da Valsa) / Valsa Da Despedida (Orquestra Clube da Valsa) / Valsa Da Meia Noite (Orquestra Clube da Valsa) / Valsa De Uma Cidade (Orquestra Clube da Valsa) / Valsa para uma Rosa / Velho Realejo (Orquestra Clube da Valsa)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog, encontrei as Valsas que minha falecida mãe tinha num LP (antigo...rs)e eu adorava ouvir as valsas brasileiras, apesar de pequena e depois curtir a era dos Beatles, nunca esqueci dessas lindas valsas. Abçs.

    ResponderExcluir