"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







sábado, 10 de julho de 2010

O MELHOR DE MARIA BETHÂNIA


Maria Bethânia nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, no dia 18/06/1946. Na infância sonhava em ser atriz, mas o dom para a música falou mais alto. Em 1960, quando foi estudar em Salvador, passou a frequentar o meio artístico, ao lado do irmão Caetano. Em 1963, estreou como cantora na peça Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues. No ano seguinte, apresentou espetáculos como Nós por Exemplo, Mora na Filosofia e Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, ao lado do irmão Caetano Veloso e o colega Gilberto Gil, então iniciantes, a quem lançou como compositores e cantores nacionais e a cantora Gal Costa, dentre outros. Estreou com profissional no ano de 1965, quandosubstituiu a cantora Nara Leão no espetáculo Opinião, quando a mesma precisou se afastar por problemas de saúde. Nesse mesmo ano, foi contratada pela gravadora RCA, e gravou seu primeiro disco, com o qual fez grande sucesso, principalemtne pela repercussão de Carcará, uma canção de protesto que caiu no gosto do público. Ainda em 1966, depois de voltar à Bahia por um breve período, participou dos espetáculos Arena canta Bahia e Tempo de guerra, ambos dirigidos por Augusto Boal, também competindo em festivais. Dai em diante sua carreira foi uma sequencia de êxitos, transformando-a na segunda artista feminina em vendagem de discos na história do Brasil. Clique nos títulos das músicas e passeie pelo repertório de Maria Bethânia:
Andança (com Danilo Caymmi) / Ando devagar / Anos Dourados / As Ayabás Iansã / As canções que você fez pra mim / As flores do jardim da nossa casa / Atiraste uma pedra / Atrás da porta / Baby / Bodas de prata / Bom conselho / Bom dia tristeza / Brincar de Viver / Cabocla Jurema / Cálice / Caminhemos / Caminho das indias / Camisola do dia / Cansei de ilusões / Carcará / Cartas de amor / Casinha branca / Cavalgada / Chão de estrelas / Cheiro de Amor / Cigarro de palha / Cirandeiro / Cobras e Lagartos / Começaria tudo outra vez / Confesso / Coração ateu / Costumes / Da cor brasileira / Das maravilhas do mar / De papo pro ar / De todas as Maneiras / Depois de ter você / Desejo / Detalhes / Diamante verdadeiro / Doce mistério da vida / Dona do raio e do vento / Drama / É de manhã / É o amor / Ela e Eu / Emoções / Encantado / Errei sim / Esse cara / Estranho rapaz / Eterno em mim / Eu não existo sem você / Eu não sei quase nada do mar / Eu preciso de você / Eu Queria Que Você Viesse / Eu Sou a Outra / Explode coração / Fala baixinho / Feitio de Oração / Felicidade / Fera ferida / Filosofia pura / Flor de ir embora / Fogueira / Foi assim / Folhas mortas / Gita / Gostoso demais / Grito de alerta / Iansã / Ilumina / Iluminada / Infinito desejo / Lábios de mel / Lagrima / Lama / Lamento sertanejo / Linda flor / Loucura / Lua branca / Luar do Sertão / Luzes da ribalta / Maldição / Mano Caetano / Marambaia / Maria Bethania / Marina / Mariposa de primavera / Mel / Memórias da água / Mensagem / Meu Amor / Meu Amor é Marinheiro / Meu barracão / Minha história / Minha namorada / Minha vida / Molambo / Mora na filosofia / Mulher, sempre mulher / Mulheres do Brasil / Nada alem / Não tenha medo / Necesito de tu amor / Negue / Noite dos Mascarados / Nunca Mais / O lado quente do ser / O mais que perfeito / O Meu Amor (com Alcione) / O meu coração ateu / O que tinha de ser / O tempo e o rio / Olha / Olhos nos olhos / Onde estará o meu amor / Orgulho (com Angela Maria) / Outra vez / Palavras / Pierrot apaixonado / Poema azul / Poema dos olhos da amada / Ponto_de_Iansã / Pra dizer adeus / Pra que mentir / Preconceito / Primavera / Quando você não esta aqui / Quem Me Chamou / Recado falado / Reconvexo / Rio de Janeiro / Romaria / Ronda / Sabado em copacabana / Samba da benção / Samba da canção / Santo Antonio / Salve as folhas / Sem fantasia / Sereia de água doce / Seu Corpo / Sinceramente tua / Sino da minha Aldeia / Sol negro / Sonho impossível / Sonho meu / Suplica / Tatuagem / Tenha calma / Terezinha / Texto de Fernando Pessoa / Tigresa / Tocando em frente / Todo amor / Tranchan / Trenzinho Caipira / Tu / Ultimo desejo / Um jeito estupido de amar / Uns_Versos / Verdades e mentiras / Vida / Vida real / Vingança / Vinho / Viramundo / Você / Você não sabe


Nenhum comentário:

Postar um comentário