"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







domingo, 4 de julho de 2010

O MELHOR DE WILSON SIMONAL


Wilson Simonal nasceu no Rio de janeiro – RJ, no dia 26/02/1939. Começou sua carreira em 1961, como crooner de conjuntos e com apresentações esporádicas programas de rádios e televisões. Em 1964 viajou pelas América do Sul e América Central, junto com o conjunto Bossa Três, do pianista Luís Carlos Vinhas. De 1966 a 1967 apresentou o “Show em Si …monal”, pela TV Record - canal 7, de São Paulo, ocasião em que surgiu para o grande público como um excelente “show mam”, passando a ser caracterizado pela irreverência e pelo “swing” com que interpretava seus inúmeros sucessos. Infelizmente, quando estava no auge da carreira, em 1970, Simonal sofreu um desfalque na empresa que possuía e brigou com seu contador por conta das questões financeiras e fiscais. Este contador, que também trabalhava para diversos atores e diretores da então "toda poderosa" Rede Globo, revoltado com a postura de Simonal, conseguiu o apoio de muitos deles para, juntos "plantarem" um boato sobre Simonal, taxando-o de dedo-duro a serviço dos órgãos de repressão do Regime Militar. Como estávamos nos anos de chumbo da ditadura, a versão de que Simonal estaria dedurando grande parte da classe artística para a polícia, e o patrulhamento ideológico que foi iniciado contra o cantor, desmoralizando-o perante o meio artístico-intelectual e cultural da época, fez com que sua carreira começasse a declinar, até que foi praticamente destruída. Embora sempre negasse veementemente todas as acusações, Simonal sucumbiu e, em decorrência do ostracismo, tornou-se deprimido e alcoólatra, vindo a falecer em 2000, pobre e esquecido, acometido por complicações decorrentes do vício. Clique nos títulos das músicas e confira o swing que foi a marca registrada das interpretações de Wilson Simonal:
A Banda / A Beleza do seu Canto / A Formiga_e_o_Elefante / A Pesquisa / A Praça / A Quem_interessar_possa / A Vida é só pra cantar / Agora é Cinza / Andorinha_Preta / Aos Pés da Santa Cruz / Apito_no_Samba / Até o_Dia_de_São_Nunca / Atire_a_primeira_pedra / Baiana Boa / Balanço Zona Sul / Belinha / Bossa Nova - Diversos / Brasil_eu_fico / Canção_da_Criança / Carango / Ciranda / Clementina de Jesus / Colecionador_de_Amigos / Correnteza / Cuidado_com_o_Bulldog / É de Manhã / De Noite na Cama / Desabafo e Alegria / Dingue_li_Bangue / Discussão / Diversos / Diversos_Partido_Alto / Duas_Contas / Ela_diz_que_estou_por_fora / Ela_vai_ela_vem / Enxugue_os_Olhos / Escravos de Jó / Está chegando a Hora / Eu fui no toróró / Eu_sonhei_que_estavas_tão_linda / Expresso 2222 / Falsa_Baiana / Feitio_de_Oração / Fica_mal_com_Deus / Foi entrar no Mar / Foi uma Jura / Franqueza / Garota Legal / Glória_e_Paz_nas_Alturas / Inútil_Paisagem / Irmãos_de_Sol / Jeito_bom_de_sofrer / Ladeira_do_Pelourinho / Lágrima / Lenda / Lígia / Lobo Bobo / Madalena / Mais_valia_não_chorar / Mamãe_eu_quero / Mamãe no Puedo / Mamãe passou açucar em mim / Manganga / Mão_Direita / Marcha_da_Quarta-feira_de_Cinzas / Maria / Medley / Meia Volta / Meu_Cântico_de_Paz / Meu Limão, Meu Limoeiro / Meu Tempero / Mexerico_da_Candinha / Minha / Minha_Namorada / Mustang Cor de Sangue / Na_Galha_do_Cajueiro / Na Subida_do_Morro / Na tonga da mironga do kabulete / Nana / Nega_Tijucana / Nem vem que não tem / Ninguém_tasca / Nós Dois / Noves Fora / Olho D'água / Pais tropical / Para_Pedro / Pata, Pata / Pra_que / Quarto_da_Tereza / Que Maravilha / Quem_mandou / Rapaz_de_Bem / Remelexo / Rio Grande do Sul na_Festa_do_Preto_Forro / Roda / Sabe Você / Sabiá Laranja / Samarina / Samba de Negro / Samba_do_Carioca / Samba_do_Mug / Saravá / Se dependesse_de_mim / Se todos_fossem iguais a Você / Se você pensa / Sem_Você_eu_nao_vivo / Serra_da_Boa_Esperança / Sonho_de_um_Carnaval / Só Saudade / Só tinha que ser com Você / Tarde em Paquetá / Tem Dó / Tem mais samba / Teu Amanhã / Tributo a Martin Luther King / Um_Sorriso_pra_Você / Vento_de_Maio / Vesti azul / Você / Vou entrar na Dança / Zazueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário