segunda-feira, 24 de outubro de 2011
POLO DAS SUJEIRAS (MILTON MANOEL DA SILVA FILHO)
Os municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe fazem parte do Polo da Confecção que é um dos mais importantes seguimentos da economia de Pernambuco e do país. No entanto, a falta de uma eficiente fiscalização e a consequente conivência e a omissão de nossos governantes nas esferas Municipal, Estadual e Federal, tem transformado do Polo da Confecção no Polo das sujeiras.
Senão vejamos, há alguns meses, um grupo de corruptos denominados de empresários e contadores das cidades de Caruaru, Santa Cruz e Toritama foi preso e, em sua maioria, já estão soltos, rindo da cara daqueles que vivem a custa de muito sacrifício e de religioso pagamento de impostos.
O lixo trazido dos Estados Unidos é comercializado nesta região há mais de 11 anos, e não é coisa de apenas uma empresa, sendo este, um dos sinais de que as coisas por lá são tratadas na base da sujeira. O exemplo mais clássico pode ser o grande número de trabalhadores sem carteira assinada, as exaustivas jornadas de trabalho nas lavanderias e fábricas que se estendem por mais de 12 horas diárias de domingo a domingo e com intervalos de apenas 30 minutos, a degradação do meio ambiente provocada pelos dejetos que são jogados no Rio Capibaribe, além da forte sonegação de impostos, o que tem gerado grandes patrimônios para poucos e miséria para muitos.
É, exatamente por isso, que o Polo da Confecção pode-se denominar como Polo das Sujeiras, uma vez que sempre se utiliza do falso discurso da geração de emprego e renda para burlar a Lei e, com isto, se enriquece facilmente do dia para a noite, nesta região.
O Desenvolvimento Econômico precisa ser acompanhado do respeito ao meio ambiente, do respeito aos direitos dos trabalhadores e ao fiel recolhimento de impostos, pois o discurso de governos Estadual e Municipal e de determinados empresários, em nada vai minimizar os prejuízos que esta atividade tem gerado e que são muito maiores que os benefícios.
* Milton Manoel da Silva Filho é Presidente do SINDECC – Sindicato dos Comerciários de Caruaru, em Pernambuco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Por onde passo tenho orgulho de dizer: EU SOU DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, conhece?
ResponderExcluirPor unanimidade dizem: Claro, aquela cidade que vende roupas, que não tem desemprego, a terra da confecção...
É eu sou desse lugar! E ele não é só isso! É muito mais!
... Lá está cheio de gente trabalhadora, de gente com espírito empreendedor, de gente que vê à frente, de gente que dá o suor, o sangue e as lágrimas pelo seu trabalho, gente engajada que busca o desenvolvimento da cidade!
Lá quem quer trabalha, não fica parado não! A cidade está de pé antes do Sol nascer...as máquinas de costura a todo vapor e o Moda Center Santa Cruz fervilhando...
Santa Cruz do Capibaribe? ... é uma cidadezinha do agreste pernambucano que não tem cara de interior, está sempre em ritmo acelerado!
Movimenta milhões de reais semanalmente...emprega outras 150 mil pessoas, tem mais de 22 mil empresas e veste sei lá quantos milhões de pessoas por todos os cantinhos do Brasil e pelo mundo a fora!
Sabe...Santa Cruz do Capibaribe tem pouco mais de cinco décadas, e já tem tanta história a ser contada...é conhecida nacionalmente, e NÃO é por causa do LIXO HOSPITALAR! É por causa de tudo o que foi dito antes...
Não deixemos que a irresponsabilidade e soberba de uma única pessoa suje a trajetória vencedora de nossa gente!
"Não é justo que um bandido nos EUA e um bandido aqui prejudiquem a vida de milhares de pessoas" (Governador Eduardo Campos)
EU USO Produtos do Polo Têxtil! Confecção é coisa séria! NÃO É LIXO! É Desenvolvimento para Pernambuco!
#OrgulhoDoPoloDeConfecções
(texto veiculado nas redes sociais, escrito por Larissa Santana)
Caro Júlio, existem muitos textos por aí que são verdadeiros lixos mesmo. Este cidadão, o Milton é um hipócrita, anarquista. Desafio ele a vir aqui na minha cidade dar nome aos bois e provar o que ele falou. Embora não seja nenhuma surpresa um texto desse nível vindo de alguém que foi expulso da faculdade de direito.
Eu visto a camisa, defendo e me orgulho da minha cidade Santa Cruz do Capibaribe, lugar de gente honesta, trabalhadora e empreendedora. Este cidadão ponha-se no seu lugar, que de sujeira aqui só tem o que sai de sua boca.
É um absurdo o que algumas pessoas tentam fazer com o Pólo de Confecções Pernambucano. Falhas e erros temos, como qualquer região do país, mas nosso empreendedorismo e nossa luta em favor do desenvolvimento é bem maior que a ganancia de alguns.
ResponderExcluirO pólo, e em especial Santa Cruz, possuem empresas sérias, reconhecidas nacionalmente e que pregam a defesa da ética comercial.
É uma pena que a opinião do nobre não caminha junto com o desenvolvimento do nosso povo.
#OrgulhoDoPoloDeConfecções
#SantaCruzdoCapibaribe
Santa Cruz do Capibaribe. Orgulho de Pernambuco, exemplo para o Brasil!!!
Com que gabarito ele escreve e diz que somos polo da sujeira? Onde fica o respeito por algo que ele não conhece a fundo? Exigimos respeito. Claro que isso o senhor Milton Manoel da Silva Filho não entende o que é. Ética, é respeito pelo o outro. Geramos emprego sim. Quem é o senhor para dizer que não? Mostre dados que não geramos que mostro dados que geramos.Convidamos o senhor para apresentarmos os dados quanto a geração de emprego, porque é perigo uma pessoa desenformada gerindo uma entidade que até então deve ser séria.E essa imprenssa forjada que publica esse tipo de materia sem fundamento? Isso é mesmo falta de emprego de "reporter" barato.
ResponderExcluir