"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







domingo, 16 de outubro de 2011

FRASES REVELAM ESSÊNCIA DE MONTEIRO LOBATO


"A coisa que menos me mete medo é o futuro."

"A consciência do homem comum mora no bolso, eis tudo."

"A história dos historiadores coroados pelas academias mostra-nos só a sala de visitas dos povos. (...) Mas as memórias são a alcova, as chinelas, o penico, o quarto dos criados, a sala de jantar, a privada, o quintal (...) da humanidade."

"A mulher não é inferior nem superior ao homem. é diferente. No dia em que compreerdemos isso a fundo, muitos mal-entendidos desaparecerão da face da terra."

"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem."

"A natureza só permite aos gênios uma filha: sua obra."

"A primeira vítima da televisão vai ser a velha e boa Saudade, que no fundo é filha da Lentidão e da Falta de Transportes. A saudade desaparecerá do mundo. Em breve futuro a palavra ‘longe’ se tornará arcaísmo."

"Acho a criatura humana muito mais interessante no período infantil do que depois de idiotamente tornar-se adulta."

"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."

"Aqui jaz um homem que nunca leu a 'Brasiliana' nem ouviu a Hora do Brasil."

"As fábulas em português (...) são pequenas moitas de amora do mato, espinhentas e impenetráveis. Um fabulário nosso, com bichos daqui em vez dos exóticos, se feito com arte e talento, dará coisa preciosa."

"Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos."

"Continuo traduzindo. A tradução é minha pinga. Traduzo como o bêbado bebe: para esquecer, para atordoar. Enquanto traduzo, não penso na sabotagem do petróleo."

"Depois que me vi condenado a seis meses de prisão, e posto numa cadeia de assassinos e ladrões só porque teimei demais em dar petróleo à minha terra, morri um bom pedaço na alma."

"Erro pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião. "

"Escrever é gravar reações psíquicas. O escritor funciona qual antena - e disso vem o valor da literatura. Por meio dela, fixam-se aspectos da alma dum povo, ou pelo menos instantes da vida desse povo."

"Está provado que tens no sangue e nas tripas um jardim zoológico da pior espécie. É essa bicharia cruel que te faz papudo, feio, molenga, inerte. Tens culpa disso? Claro que não."

"Estou condenado a ser o Andersen desta terra - talvez da América Latina."

"Fui mexer na minha tremenda papelada epistolar e tonteei. É coisa demais. É um mundo. "

"Futurismo, cubismo, impressionismo e tutti quanti não passam de outros tantos ramos da arte caricatural."

"Há dois modos de escrever. Um, é escrever com a idéia de não desagradar ou chocar ninguém (...) Outro modo é dizer desassombradamente o que pensa, dê onde der, haja o que houver - cadeia, forca, exílio."

"Meu plano agora é um só: dar ferro e petróleo ao Brasil."

"Nada de imitar seja lá quem for. (...) Temos de ser nós mesmos (...) Ser núcleo de cometa, não cauda. Puxar fila, não seguir."

"No fundo não sou literato, sou pintor. Nasci pintor, mas como nunca peguei nos pincéis a sério, arranjei, sem nenhuma premeditação, este derivativo de literatura, e nada mais tenho feito senão pintar com palavras."

"No fundo, o que há contra mim é inveja em conseqüência de minha vitória comercial nas letras."

"Nunca no mundo uma bala matou uma idéia."

"O caboclo é o sombrio urupê de pau podre (...) Só ele não fala, não canta, não ri, não ama. Só ele, no meio de tanta vida, não vive."

"O certo em literatura é escrever com o mínimo possível de literatura. (...) a mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me."

"O que mais aprecio num estilo é a propriedade exata de cada palavra."

"O que não somos nunca é ovelha - fiel ovelha do Santo Padre, de Sua Majestade o Rei, do Partido, da Convenção Social, dos Códigos da Moral Absoluta, do Batalhão, de tudo que mata a personalidade das criaturas."

"O verdadeiro amigo de um artista não é aquele que o entontece de louvores; mas sim o que lhe dá uma opinião sincera, embora dura, e lhe traduz chãmente, sem reservas, o que todos pensam dele por detrás."

"Para a treva só há um remédio, a luz."

"Passei nesta prisão dias inolvidáveis, dos quais me lembrarei com a maior saudade. Tive o ensejo de observar que a maioria dos detentos é gente de alma muito mais limpa e nobre do que muita gente de alto bordo que anda à solta."

"Porque para o homem o clima ‘certo’ é um só: o da liberdade. Só neste clima o homem se sente feliz e prospera harmoniosamente. Quando muda o clima e a liberdade desaparece, vem a tristeza, a aflição, o desespero e a decadência."

"Porque tenho sido tudo, e creio que minha verdadeira vocação é procurar o que valha a pena ser."

"Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê."

"Se Chico Xavier produziu tudo aquilo por conta própria, então ele merece ocupar quantas cadeiras quiser na Academia Brasileira de Letras."

"Tentei arrancar de mim o carnegão da literatura. Impossível. Só consegui uma coisa: adiar para depois dos 30 o meu aparecimento."

"Todos os nossos males, econômicos, financeiros e morais, (...) provêm de uma causa única: pobreza, anemia econômica. Vou além: miséria."

"Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira - mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum."

"Um governo deve sair do povo como a fumaça de uma fogueira."

"Um país se faz com homens e livros."

"Um só campo existe aberto, hoje, para as obras esculturais de algum vulto: o cemitério."

* Monteiro Lobato (Taubaté-SP, 18/04/1882 – São Paulo-SP, 04/07/1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário