"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







domingo, 26 de setembro de 2010

CISNE BRANCO (DALVA DE OLIVEIRA)*

Abra o link abaixo e acesse um clipe da música "Cisne Branco", também conhecida como“Canção do Marinheiro”, marcha composta por Antônio Manoel do Espírito Santo e Francisco Dias Ribeiro, escolhida para ser o "Hino da Marinha do Brasil", na inesquecível interpretação de Dalva de Oliveira:



CANÇÃO DO MARINHEIRO (CISNE BRANCO)

Qual cisne branco que, em noite de lua,
Vai deslizando num lago azul,
O meu navio também flutua
Nos verdes mares, de norte a sul.

Linda galera que, em noite apagada,
Vai navegando num mar imenso,
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso.

Qual linda garça
Que aí vai cortando os ares,
Vai navegando
Sob um belo céu de anil,
Minha galera
Vai cortando os bravos mares;
Os verdes mares,
Os mares verdes do Brasil!

Quanta alegria nos traz a volta
À nossa Pátria do coração,
Em justo orgulho nossa ave volta,
Termos cumprido nossa missão.

Linda galera que, em noite apagada,
Vai navegando num mar imenso,
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso.


* É com imensa alegria, emoção e orgulho que hoje, dia em que completo 60 anos de vida, tenho a oportunidade de homenagear meu pai, através da postagem dessa música, que além de fazer parte da minha vida, tem o dom de resgatar saudades que eu gosto de ter.
Tendo entrado para a Marinha do Brasil ainda muito jovem, como aprendiz marinheiro, "Seu Baptista" viajou pelo mundo e participou, durante a Segunda Guerra Mundial, de inúmeras missões de patrulhamento no litoral brasileiro.
Mesmo tendo dado baixa logo após a guerra, ao optar pela oportunidade de ingressar para o Serviço Público Federal, meu pai continuou mantendo estreito vínculo com Marinha, tanto pela utilização cotidiana de ensinamentos que aprendera durante seus muitos anos de caserna, como também pelo cultivo das amizades feitas no período em que esteve na "ativa", inclusive com muitos ex-colegas que continuaram engajados, seguindo a carreira militar.
Nascido em 1950, tive minha infância fortemente influenciada pela admiração que meu pai cultivava pela Marinha do Brasil, tanto que a música hoje postada (A canção do Marinheiro) faz parte da minha mais remota memória musical, não só por conta da frequência com ela era tocada em minha casa, como pelo fato de que meu pai, usando da paciência e da tranquilidade que marcavam a sua personalidade, tomou para si a tarefa de fazer com que eu, ainda muito menino, aprendesse a letra e, principalmente, entendesse o seu significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário