O nome do Recife apareceu pela primeira vez no Foral da Câmara de Olinda (carta de direitos feudais), outorgada a 12 de março de 1537, pelo donatário Duarte Coelho.
No foral de Olinda há uma referência a "Arrecife dos navios", um lugarejo habitado por mareantes e pescadores. O Recife permaneceu português até a independência do Brasil, com a exceção de um período de ocupação holandesa entre 1630 e 1654.
Durante os anos anteriores à invasão da Companhia das Índias Ocidentais, o povoado do Recife existiu apenas em função do porto e à sombra da sede Olinda, local que a aristocracia escolheu para residir devido à sua localização elevada, que facilitava a defesa. Ergueram-se fortificações e paliçadas em defesa do povoado e do porto do Recife, todas elas voltadas para o mar. Os temores voltavam-se para o oceano por conta dos constantes ataques ao litoral da América Portuguesa pela navegação de corso e pirataria. Ainda no final do século XVI o "povo dos arrecifes" foi atacado e saqueado pelo pirata inglês James Lancaster que, com três navios, derrotou a pequena guarnição responsável pela defesa do porto. Entre os anos de 1620 e 1626 o então governador Matias de Albuquerque procurou estabelecer posições fortificadas no porto do Recife a fim de que se pudesse evitar outro ataque como aquele, bem como dissuadir a Companhia das Índias Ocidentais da ideia empreendida na Bahia em 1624.
segunda-feira, 12 de março de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ok mais quem especificadamente fundou a cidade de Recife?! Não mencionou!! 😒😒
ResponderExcluirDuarte Coelho
ExcluirAMO RECIFE TERRA DE MINHAS RAIZES.
ResponderExcluirEm que ano foi fundada as cidades de Recife e Olinda?
ResponderExcluir