"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







domingo, 20 de março de 2011

O MELHOR DOS ORIGINAIS DO SAMBA


Os Originais do Samba foi formado na década de 1960, no Rio de Janeiro-RJ, a partir da união de alguns ritmistas de escolas de samba - Bigode (pandeiro e voz), Bidi (cuíca e voz), Chiquinho (ganzá e voz), Lelei (tamborim e voz), Mussum (reco-reco e voz) e Rubão (surdo e voz). O grupo começou a se apresentar em teatros e show, incluindo o palco do Copacabana Palace, onde realizou o espetáculo "O Teu Cabelo Não Nega". Depois de acompanhar diversos cantores de sucesso, inclusive em excursões internacionais, tal como aconteceu na viagem de Elis Regina ao México, em 1968, começaram a ganhar prestígio junto ao público e a crítica. Em 1969 chegaram ao sucesso, após a gravação da música "Cadê Teresa", de Jorge Ben, chegando a fazer excursões pelos Estados Unidos e Europa, onde chegaram a se apresentar no Olympia, de Paris, onde desfilaram alguns dos seus maiores sucessos, a exemplo de "Tá Chegando Fevereiro" (Jorge Ben/ João Melo), "Do Lado Direito da Rua Direita" (Luiz Carlos/ Chiquinho), "A Dona do Primeiro Andar", "O Aniversário do Tarzan", "Esperanças Perdidas" (Adeilton Alves/ Délcio Carvalho), "E Lá se Vão Meus Anéis" (Eduardo Gudin/ P.C. Pinheiro), "Tragédia no Fundo do Mar" (Assassinato do Camarão) (Zeré/ Ibrahim), "Se Papai Gira" (Jorge Ben) e "Nego Véio Quando Morre". Com o tempo o grupo começou a sofrer abalos em sua qualidade, em decorrência da saída de alguns integrantes, que nem sempre eram substituídos por artistas de igual gabarito (A primeira grande perda do grupo ocorreu quando Mussum foi formar "Os Trapalhões", ao lado de Renato Aragão, Zacarias e Dedé Santana). Clique nos títulos das músicas e aprecie alguns dos sucesso emplacados pelo grupo Os Originais do Samba:
A Dona Do Primeiro Andar / A Volta Do Ponteiro / Alguém Me Avisou / Alucinação / Andança / Arrependimento / Buchicho / Cade Tereza / Cala boca Magda / Campo Do Amor / Casa de bamba / Catimba Criolo / Chuá Chuá / Do lado direito da rua direita / E Lá Se Vão Meus Aneis / É Preciso Cantar / Escravo Da Paixão / Esperanças Perdidas / Falador passa mal / Lá Vem O Negrão / Minha Doce Ilusão / Minha Prece / Moro Onde Não Mora Ninguém / O assassinato do camarão (Tragédia no fundo do mar) / O Ouro E A Madeira / O Que Eu Faço Do Meu Amor / Os Bons Sambistas Vão Voltar / Os Meninos Da Mangueira / Partido Alto / Pra Que Tristeza / Preciso Dar Um Tempo / Reunião de bacana (Se gritar pega ladrão) / Saudades e flores / Só Quem Cantou Fui Eu / Tereza / Tô maluco / Trem das onze / Vou Levando Meu Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário