"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







domingo, 15 de agosto de 2010

NÓS ESTAMOS AQUI: O PÁLIDO PONTO AZUL (CARL SAGAN)

Abra o link abaixo e assista um vídeo intrigante, realizado a partir de um texto do cientista e astrônomo norte-americano Carl Sagan*, denominado "Nós Estamos Aqui: O Pálido Ponto Azul", capaz de estimular a reflexão sobre a tolice das vaidades humanas.



Esse filme deveria ser visto por todos os habitantes do planeta, mas é indicado, principalmente, àqueles que cultuam o egocentrismo, o nacionalismo exacerbado e a prática do fundamentalismo, em qualquer das suas preconceituosas versões.

* No dia 14 de Fevereiro de 1990, tendo completado sua missão primordial, foi enviado um comando à Voyager 1 para se virar e tirar fotografias dos planetas que havia visitado. A NASA havia feito uma compilação de cerca de 60 imagens criando neste evento único um mosaico do Sistema Solar. Uma imagem que retornou da Voyager era a Terra, a 6,4 bilhões de quilômetros de distância, mostrando-a como um "pálido ponto azul" na granulada imagem.
Sagan disse que a famosa fotografia tirada da missão Apollo 8, mostrando a Terra acima da Lua, forçou os humanos a olharem a Terra como somente uma parte do universo. No espírito desta realização, Sagan disse que pediu para que a Voyager tirasse uma fotografia da Terra do ponto favorável que se encontrava nos confins do Sistema Solar.
Posteriormente, em 1994, o cientista Carl Sagan lançou seu livro "Pálido Ponto Azul", baseado nessa imagem da Voyager, onde faz uma profunda reflexão sobre o planeta. O livro também foi lançado em formato "Audio Book".

Nenhum comentário:

Postar um comentário