"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







domingo, 25 de abril de 2010

O MELHOR DE NELSON GONÇALVES


Nelson Gonçalves nasceu em Santana do Livramento, RS, no dia 21/06/1919. Filho de portugueses, ainda criança mudou-se para São Paulo, passando a morar no bairro do Brás. Mesmo com o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, decidiu ser cantor, passando a frequentar programas de calouros das rádios paulistas, nos quais foi seguidamente reprovado. Seguiu para o Rio de Janeiro em 1939, onde trilhou mais uma vez o caminho dos programas de calouros, sendo reprovado novamente na maioria deles, inclusive no de Ary Barroso, que o aconselhou a desistir. Finalmente, em 1941, conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público. Passou a crooner do Cassino Copacabana (do Hotel Copacabana Palace) e assinou contrato com a Rádio Mayrink Veiga, iniciando uma carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50. Na década de 50, além de shows em todo o Brasil, chegou a se apresentar em paises como Uruguai, Argentina e Estados Unidos, no Radio City Music Hall. Em 1958 começou a usar cocaína, adquirindo um vício que iria interromper sua carreira, iniciando uma decadência que acabou por levá-lo a prisão, em 1965, quando passou um mês na casa de Detenção do Rio de Janeiro, após ser preso em flagrante. Ao deixar o presídio, após enfrentar uma série de problemas profissionais e pessoais, decidiu abandonar o vício e retomar a carreira. Superada a crise, lançou o disco “A Volta do Boêmio nº1”, com grande sucesso. Continuou gravando regularmente nos anos 70, 80 e 90, reafirmado a posição entre os recordistas nacionais de vendas de discos, tornando-se o segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 65 milhões de unidades. Clique nos títulos das músicas e tenha acesso ao mundo de Nelson Gonçalves:
A deusa do amor (com Lobão) / A flor do meu bairro / A meia luz / A natureza / A noite do meu bem / A rosa que você me deu / A saudade é um compasso de mais / A saudade é um compasso / A saudade mata a gente (participação Milton Nascimento) / A volta do boêmio / Aconteceu / Adeus / Aguenta o galho / Alguém me disse (participação da Joanna) / Amarga confissão / Amélia / Amigo Leal / Amigo palavra fácil / Amor de trapo e farrapo / Ana Maria / Aos pés da Santa Cruz / Apelo / Apogeu / Apoio moral / Aposto que ela volta / Aquela mulher / Aquelas mãos / Aqui se faz aqui se paga / Arco íris / Argumento /Arlequim / As rosas não falam (participação Elizeth Cardoso) / As vitrines / Asa branca (participação Luiz Gonzaga) / Atiraste uma pedra / Auto retrato / Ave Maria no morro / Aviso / Batuta divina / Bem que se quis / Bibelot / Bilhete / Boa noite amor / Boêmio 72 / Boneca de trapo / Borrasca / Brio de um homém ferido / Cabaré / Cabelos brancos / Cabelos cor de prata / Cabocla / Cabrocha / Cadeira vazia / Calendário / Caminhemos / Camisola do dia / Canção do rouxinol / Cansaço / Cara a cara / Carinhoso / Carlos Gardel / Carmen / Casa branca / Casamento é loteria / Caso sério /Castigo / Castigo (participação Zizi Possi) / Certinha / Céu cor de rosa / Céu redondo / Chão de estrelas / Chega de saudade / Chora cavaquinho / Chore comigo / Ciclone / Cinco letras que choram / Cinzas de amor / Ciume / Coisas que tivemos / Com que roupa / Comentários / Como é grande o meu amor por você (com Joanna) / Como uma onda / Como vai você / Confete dourado / Confissão / Coração / Corcovado / Da côr do pecado / De braços abertos / De igual pra igual (participação Roberta Miranda) / De papo pro ar / Deixa falar / Deixe que ela se vá / Depois do amor / Desmazelo / Despedida / Destino / Deusa da minha rua / Deusa do asfalto / Deusa do Maracanã / Devolva meu amigo de luar / Devolvi (com Nubia Lafayete) / Disperso / Doidivana / Dois amores / Dois extremos / Dolores Sierra / Domingo de carnaval no Salgueiro / Dona Rosa (participação Isaurinha Garcia) / Dor adulta / Dora / Dos meus braços tu não sairas (com Gal Costa) / Dupla traição / É tempo de solidão / Ela disse-me assim / Ela me beijou / Em cada verbo em cada samba / Embrulhada / Enigma / Errei....erramos / És tudo para mim / Escravo e o Rei / Escultura / Esmagando Rosas / Espanhola / Esses Moços Pobres Moços / Esta noite me embriago / Estaca zero / Estação da luz / Estrelas na lama / Eu acuso / Eu não posso viver sem mulher / Eu quero amar / Eu quero samba / Eu quisera / Êxtase / Fala por mim violão / Falsa alegria / Falsa moral / Fantoche / Feitiço da Vila / Fica comigo esta noite / Figura mignon / Fita amarela / Foi Deus / Folha morta / Fracasso / Fume um cigarro (com Linda Batista) / Garras / Grilo seresteiro / Hei fantoche / História da Lapa / História joanina / Hoje quem paga sou eu / Indulto / Ingrata / Inveja / Italiana / Juramento falso / Labios que beijei / Lágrimas de amor / Lençol de linho / Leviana / Louco (com Alcione) / Lua indiscreta / Machucando com talento / Madame fulano de tal / Magoas de caboclo / Mais uma vez / Mande noticias / Manicure / Mano a mano / Márcia / Maria Bethania (com Caetano Veloso) / Maria da Conceição / Maria e mais nada / Maria Helena / Maria Luiza / Maria puresa / Mariana da gente / Marina / Mariposa / Matriz ou filial / Memórias do café Nice / Menina moça / Metades / Meu Buenos Aires querido / Meu dilema / Meu erro / Meu nome é ninguém / Meu problema é você / Meu triste long play / Meus amores / Meus tempos de criança / Mil Ave Marias / Minha / Minha adoração / Minha companheira a tristeza / Miragem / Moça / Moço / Modinha / Molambo / Momentos eternos / Mucuripe / Mulher / Na rancho fundo / Nada além/ Nada por mim / Não choro mais / Não sou feliz nos amores / Naquela mesa / Nega manhosa / Negue / Nem as Paredes Confesso / Nem coberta de ouro / Ninguém vem ouvir meus ais / No dia que me queiras / Noite cheia de estrelas / Noite de insônia / Noite de lua / Noite de saudade / Nono Mandamento / Normalista / Nossa comédia / Nossa Senhora das Graças / Nossos momentos / Nostalgias / Nova Copacabana / Número um (participação do violonista Raphael Rabelo) / Nunca (participação do violonista Raphael Rabelo) / Nunca mais, amor / O amanhã do nosso amor / O amor e a flor / O barquinho / O dia em que me queiras / O dobro da minha vida / O Negócio é Amar (com Fafá de Belém) / O peso das lágrimas / O preço da glória / O que é que eu faço / O que passou, passou / O terceiro homem / O último boêmio / O último tango / Olhos negros / Olhos nos olhos / Onde anda você / Orgulho / Orgulhosa / Os amantes / Ouça / Outra vez / Palhaço / Palpite infeliz / Pastorinhas / Paz do meu amor / Pecado e perdão / Pecadora / Pedestral de lágrimas / Pedi ao céu (participação de Beth Carvalho) / Peito vazio / Pensando bem / Pensando em ti / Pensando em ti (com Angela Maria) / Perambulando / Perfidia (participação de Montserrat Caballé) / Permita / Piedosa mentira / Pierrot / Poema do adeus / Pombo correio / Por causa de você / Por isso é que te peço amor / Pra esquecer / Pra você / Prece ao sol / Preciso aprender a ser só / Proposta / Quando a saudade vier / Quando eu me chamar saudade / Quando voltares / Quase louco / Quase que eu disse / Que me importa / Que tolo sou eu / Queira Deus / Queixas / Quem há de dizer / Quem mente perde a razão / Quem nos viu quem nos ve / Rainha da Lapa / Redoma de vidro / Refúgio / Reminiscências de amor / Renúncia / Renuncia (com Tim Maia) / Retalhos de cetim / Revolta / Risque / Rosa / Rugas precoses / Sabiá de Mangueira / Saia do caminho (com Tetê Espindola) / Santa / Se acaso você chegasse (participação Elza Soares) / Se eu pudesse um dia / Se Ninguém Te Ama / Segredo / Sem companhia / Sem palavras / Sempre é carnaval / Sempre jovem / Sempre no meu coração / Seresta moderna / Seria tão diferente / Serpentina / Sertaneja / Seus olhos na canção / Sianinha / Silêncio / Silêncio da seresta / Silêncio de um minuto / Sim / Só me faltava esta / Só nós dois / Sombra triste / Sómente a minha flor me dá bom dia / Somos dois / Somos iguais / Sonhando contigo / Sou eu / Sou poeta, sim / Suas mãos / Suave é a noite / Súplica (participação do violonista Raphael Rabelo) / Tanto faz / Tantos anos / Telefonista / Tenho Desejo / Ternura antiga / Tião / Timidez / Tortura de amor / Tortura mental / Travessuras / Três apitos / Três lágrimas (participação do violonista Raphael Rabelo) / Três sorrisos / Triste abandono / Tristeza pede bis / Triste_abandono / Última seresta / Ultimato / Ultimo desejo / Um beijo de mulher / Um lenço por dia / Vai / Vaidosa / Valsinha (participação Chico Buarque) / Vejam só / Velho realejo (participação do violonista Raphael Rabelo) / Verbo amar / Vermelho 27 / Viagem / Vida banal / Vida de caboclo / Vida noturna / Violão / Violão sardinha e pão / Você chegou sorrindo / Você é assim / Você é linda / Você é que pensa / Volta / Volta e meia / Vou faturar uma esperança / Xinga meu amor

Um comentário:

  1. Nelson Gonçalves, o maior intérprete Brasileiro,quiçá, do mundo ,segundo Frank Sinatra.

    ResponderExcluir