"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







sexta-feira, 23 de abril de 2010

O MELHOR DE CLARA NUNES


Clara Nunes nasceu em Paraopeba, MG, em 12 de agosto de 1943. Em 1952, ainda menina, Clara venceu seu primeiro concurso de canto organizado em sua cidade, interpretando "Recuerdos de Ypacaraí". Após ir morar em Belo Horizonte, ainda adolescente, passou a cantar em vários programas nas rádios da capital mineira, até que um dia venceu a etapa mineira do concurso "A Voz de Ouro ABC", com a música "Serenata do Adeus". Na final nacional do concurso, realizada em São Paulo, Clara Nunes obteve o terceiro com a canção "Só Adeus". A partir daí, já contratada pela Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, começou a se apresentar como crooner em clubes e boates na capital mineira, sendo considerada, por três anos seguidos, a melhor cantora de Minas Gerais, inclusive passando a ter um programa exclusivo na TV Itacolomi. Em 1965 foi para o Rio de Janeiro e passou a apresentar-se na TV Continental, no programa de José Messias. Ainda nesse ano, após teste, foi contratada pela Odeon, que, em 1966, lançou seu primeiro LP, A voz adorável de Clara Nunes, em que interpreta boleros e sambas-canções. Em 1968, gravou Você passa e eu acho graça (Ataulfo Alves e Carlos Imperial), que foi seu primeiro sucesso e marcou sua definição pelo samba, ritmo com o qual consagrou-se como uma das mais admiradas interpretes brasileiras. Em abril de 1983, no auge da carreira, Clara sofreu um choque anafilático, durante uma cirurgia de varizes, e veio a falecer após 28 dias de agonia. Clique nos títulos das músicas e reviva o talento e força de interpretação da “guerreira” Clara Nunes:
A flor da pele / A noite do meu bem - Manhã de carnaval / Ai quem me dera / Alvorecer / Amei Tanto / Amor Perfeito / Apesar de você / Bela cigana (com João Nogueira) / Canto das Três Raças / Coisa da antiga (com Roberto Ribeiro) / Conto de Areia / Coração Leviano / Derramando lágrimas / Deusas dos Orixás / Ê Baiana / É doce morrer no mar / Esperança Perdida (com Noite Ilustrada) / Feitio de oração / Guerreira / Ilu aye / Iracema / Juízo Final / Macunaima (com Silvinho do Pandeiro) / Manhã de carnaval / Menino Deus / Meu Sapato já Furou / Minha missão / Morena da Angola (com Chico Buarque) / Na Linha do Mar / Noite de paz / O Mar Serenou /Quando vim de Minas / Sem companhia / Serrinha / Sofrimento de quem ama / Terra da vida / Ternura antiga / Tristeza pé no chão / Tudo é ilusão / Viola de penedo / Você Passa Eu Acho Graça / Vontade de Chorar

Nenhum comentário:

Postar um comentário