"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EU NÃO GOSTO DE VOCÊ PAPAI NOEL (ALDEMAR PAIVA*)


Eu não gosto de você Papai Noel! Também não gosto desse seu papel de vender ilusão pra burguesia. Se os meninos pobres da cidade soubessem o desprezo que você tem pelos humildes; pela humildade, eu acho que eles jogavam pedra em sua fantasia.

Talvez você não se lembra mais, eu cresci me tornei rapaz, sem nunca esquecer daquilo que passou... Eu lhe escrevi um bilhete pedindo o meu presente... a noite inteira eu esperei contente... Chegou o sol, mas você não chegou. Dias depois meu pobre paicansado me trouxe um trenzinho velho, enferrujado, pôs na minha mão e falou:Tome filho, é pra você. Foi Papai Noel que mandou! E vi quando ele disfarçou umas lágrimas com a mão. Eu inocente e alegre nesse caso, pensei que meu bilhete, embora com atraso, tinha chegado em suas mãos no fim do mês. Limpei ele bem limpado, dei corda, o trenzinho partiu, deu muitas voltas... O meu pai então se riu e me abraçou pela ultima vez. O resto eu só pude compreender depois que cresci e vias coisas com a realidade.

Um dia meu pai chegou assim pra mim como quem tá com medo e falou: -Filho, me dá aqui seu brinquedo, eu vou troca outro na cidade. Então eu entreguei o meu trenzinho quase a soluçar, como quem não quer abandonar um mimo, um mimo que lhe deu quem lhe quer bem. Eu supliquei... Pai! Eu não quero outro brinquedo, eu quero meu tenzinho... Não vai leva meu trem, pai...! Meu pai calou-se e de seu rosto desceu uma lágrima que até hoje creio tão pura e santa assim só Deus chorou, ele saiu correndo, bateu a porta assim, como um doido varrido. A minha mãe gritou: -José! José! José... Ele nem deu ouvido, foi-se embora e nunca mais voltou...

Você! Papai Noel, me transformou num homem que a infância arruinou...Sem pai e sem brinquedo, afinal, dos meus presentes não há um que sobre da riqueza de um menino pobre, que sonha o ano inteiro com a noite de Natal! Meu pobre pai, mal vestido, pra não me ver naquele dia desiludido, pagou bem caro a minha ilusão... Num gesto nobre, humano e decisivo, ele foi longe demais pra me trazer aquele lenitivo; tinha roubado aquele trenzinho do filhodo patrão! Quando ele sumiu, eu pensei que ele tinha viajado, só depois de eu grande minha mãe em prantos me contou... que ele foi preso, coitado! E transformado em réu. Ninguém pra absolver meu pai se atrevia. Ele foi definhando na cadeia até que um dia, Nosso Senhor... Deus nosso Pai...Jesus entrou em sua cela e libertou ele pro céu.

* Aldemar Paiva nasceu em Maceió-AL, no dia 10/07/1925. Trata-se de um homem com excepcional talento, capaz de realizar com maestria tudo aquilo que resolve fazer, motivo porque adquiriu o respeito da crítica e a admiração do público em relação a todas as facetas exploradas por sua veia artística. Aldemar conseguiu ser poeta, cordelista, radialista, jornalista, compositor produtor artístico e publicitário de primeira grandeza, consagrando-se como um artista multimídia, antes mesmo que o termo fosse inventado.

29 comentários:

  1. Meu Pai, recitava esse belo poema quando eu ainda era criança, é comovente e mostra a realidade do abismo que existe entre as classes sociais e as distorções econômicas impostas pela sociedade.

    F Lins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca gostei do Noel, que de papai não tem nada! O que eu acho estranho é que as pessoas, até as que sabem a verdade sobre São Nicolau, que de são não tem nada, por que o homem é homem e, portanto, se engana, as pessoas insistem na mentira e enfeitam a casa se enganando com muito prazer.

      Excluir
    2. Fiquei curiosa, David.
      São Nicolau, de santo não tem nada por quê?

      Excluir
    3. Não mesmo Maya ele não é santo o unico que pode ser chamado de santo é DEUS, todos seres humanos serão julgados de acordo com sua vida.

      Excluir
    4. Ser santo significa dedicar toda sua vida a Deus. Somente quem crê em Jesus é santo, porque ele purifica de todos os pecados. Com a ajuda de Jesus, podemos aprender a viver em santidade.

      Deus é Santo. Nele não há nenhuma impureza nem pecado. Jesus revelou a santidade de Deus ao viver na terra sem pecar. Para nós, ser santo significa viver mais como Jesus.

      Santo na Bíblia
      Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
      1 Pedro 1:15-16

      Excluir
  2. Realmente esse poema é muito tocante!
    Realidade de um povo carente, um poco necessitado.
    Farei eu isso com meus futuros filhos!
    Anderson C.

    ResponderExcluir
  3. Sou Egípcio, não falo bem o português, mas essa uma das poema que me emocionou tanto até teve lágrimas nos olhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vOCE SE COMUNICOU mt bem comogo aconteceo o mesmo um abraço

      Excluir
  4. Sem palavras! Apenas lágrimas. .

    ResponderExcluir
  5. Espetacular. Essa palavra resume o poema.

    ResponderExcluir
  6. Espetacular. Essa palavra resume o poema.

    ResponderExcluir
  7. Muito comovente! -- Afinal, esse poema não é do poeta paraibano Macambira, como diz o grande Saulo Laranjeira, quando o declama?

    ResponderExcluir
  8. Retificando o meu comentário, revendo o vídeo em que o nosso extraordinário Saulo Laranjeira, no programa do Jô Soares, declamou esse poema, ele disse: "Quem declama este poema é o poeta Macambira"; ou seja, não diz o nome do autor.

    ResponderExcluir
  9. Texto belissimo retratando um realidade A minha historia difere um pouco mas no fundo a falta de dinheiro as deixa todas iguais NÃO GOSTO DESTA DATA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Essa data é uma besteira tão grande, mas o que é mais funesto é a dona da verdade, a igreja católica, que sabe muito bem que natal e Cristo não tem relação alguma e incentiva o engano e a mentira para que as pessoas gastem tudo o que não tem final de ano.

      O burguês paga o proletário que recebe o dinheiro e devolve ao burguês adquirindo tudo o que não precisa e depois implora ao burguês para fazer até hora extra para ter condições de cobrir a inadimplência.

      Que confusão.

      Excluir
  10. muito forte...Não enganemos nossas crianças

    ResponderExcluir
  11. Choreiiiii, largado!
    Axiiii, q lindo

    ResponderExcluir
  12. Como parar de chorar depois de ler, um poema tão forte, tão real, as lagrimas não param de cair.😢

    ResponderExcluir
  13. Morei em Maceio decada de 80 e foi la que tive o grande prazer e fiquei maravilhado quando ouvi pela primeira vez alguem declamar essa poesia. Eu nao gosto de voce papai noel. procurei logo em seguido saber quem era o autor e que de pronto mim informaram que era Aldemar Paiva e que era Pernambucano, e so vim saber sua naturalidaDE AGORA APOS SEU FALECIMENTO. MAIS O QUE MAIS MIM IMPRESSIONOU FOI A MENTE CRIATIVA DESSE GIGANTE MULTIMIDIA SUPER VERSATIL APARTIR DE UM DESABAFO DE UM MENINO POBRE DESCALÇO NUMA VESPERA DE NATAL DEFRONTE DE UMA VITRINE NUMA RUAL QUALQUER NO CENTRO DE RECIFE, LHE PROPORCIONAR UMA VIAGEM DESSA TAO LINDAE CHEIA DE DESABAFOS SONHOS, AMARGURAS, SUTILEZAS, ILUSOES E POR FIM DECEPÇOES, ESSE REALMENTE E O VERDADEIRO POETA QUE EXISTE DENTRO DE CADA UM DE NOS. QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO SUA ALMA LÁ NO CEU. E PARABENS A SUA FAMILIA QUE TEVE UM SER DESSE ENTRE

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Algumas pessoas, infelizmente, deixam de comentar aquilo que foi proposto e neste caso, um belíssimo poema do "imortal" Aldemar Paiva e ficam divagando sobre religião, postam reclamações, assentam posições pessoais e deixam de lado o objeto. É uma chatice.
    O poema, além de belíssimo e muito bem construído é comovente e é muito pertinente para a data que se aproxima: O Natal.

    ResponderExcluir
  16. Aldemar Paiva foi um verdadeiro comunista.... !!!! Nunca gostei desse cara muito menos essa poesia anti-papai noel!
    O Comunismo só é bom até quando acaba o dinheiro do outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pau no seu cu.papai Noel é um desgraçado mentiroso velho barrigudo filho do capela c

      Excluir
  17. Eu também, não gosto de você Papai Noel, porque você é uma ilusão, para a criança pobre e inocente, que ingenuamente colocava seu sapato, na janela e aguardava ansiosa seu presente, no dia de natal e nada acontecia.

    ResponderExcluir