"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







domingo, 20 de junho de 2010

O MELHOR DE DALVA DE OLIVEIRA


Dalva de Oliveira nasceu em Rio Claro, SP, no dia 05/05/1917. Começou sua carreira em 1935 quando conheceu a dupla “Preto e Branco”, formada por Herivelto Martins e Francisco Sena, que estava se apresentando em Rio Claro, e foi convidada para integrar o grupo, que passou a ser conhecido como Trio de Ouro, e continuou com suas diversas apresentações por circos e teatros mambembes do interior do Brasil. Entretando, principalmente graças ao talento vocal de Dalva, o Trio de Ouro começou a ganhar prestígio, o que possibilitou que em 1937 gravasse seu primeiro disco, e fossem convidados para fazer apresentações em rádios, com o que conseguiram condições de cantar em algumas capitais brasileiras, e até mesmo de excursionar por países da América do Sul. Foi exatamente durante uma dessas excurções pela América Latina, que o Trio de Ouro chegou ao fim, quando Dalva e Herivelto, que mantinham um conturbado casamento desde 1939, tiveram um grave desentendimento, que precipitou a decisão de Dalva de abandonar o “Trio de Ouro”, enquando se presentavam na Venezuela, e voltar para o Brasil, com o propósito de início a carreira solo. Daí em diante, paralelo ao crescimento profissional de Dalva, foi dado início a um dos mais conhecidos desentendimentos conjugais do Brasil, pois as demandas de Dalva e Herivelto, principalmente em torno da guarda dos filhos, não só ganhou as páginas dos jornais e revistas, como virou mote para muitos grandes sucessos da música popular brasileira, alguns cantados até hoje. Tentando continuar com sua carreira, em 1952, Dalva resolveu seguir para longa temporada em Buenos Aires, onde conheceu Tito Climent, um cantor argentino, que acabou sendo seu segundo marido. Permaneceu na Argentina até 1963 quando, após uma nova separação, voltou ao Brasil, onde, em pouco tempo, recuperou seu prestígio, e voltou a fazer sucesso. Clique nos títulos das músicas e recorde algumas pérolas da MPB, perpetuadas na voz de Dalva de Oliveira:
A Bahia te espera / A Barca / A grande verdade / A Noite Do Meu Bem / Ai de quem / Ai Yoyo / Aquece-me esta Noite / Ave Maria (com Pery Ribeiro) / Ave Maria no morro / Aves Daninhas / Bandeira branca / Calunia / Cisne Branco / Comédia / Devolvi (com Nelson Gonçalves) / Errei sim / Estão voltando as flores / Estrela do mar / Eu tenho um pecado novo / Fim de comédia / Foge de mim / Folha Morta / Fracassamos / Franqueza / Há um Deus / Hino ao amor / História de um Amor / Kalu / Lembra / Lembrança / Lencinho branco / Marcha da quarta feira de cinzas / Maria Escandalosa / Máscara Negra / Mentira de amor / Minha Oração / Nem Deu, Nem Ninguém / Neste mesmo lugar / Nostalgia / O! Meu imenso amor / O Rouxinol / Olhos verdes / Onde estas coração / Palhaço / Praça onze / Prece de amor / Que será / Rio de Janeiro / Sabor a mim / Saia do caminho / Segredo / Sem Ti / Sete notas de amor / Sonho azul / Tangos / Tem mais samba / Tu me Acostumaste / Tudo acabado / Tudo é ilusão / Tudo foi surpresa / Volta pra mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário