"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PERSONAGEM DO DIA 17/02: DARCY RIBEIRO

No dia 17 de fevereiro de 1997 falecia, em decorrência de um lento processo canceroso, o antropólogo, escritor e político brasileiro Darcy Ribeiro, conhecido por seu foco em relação aos índios e a educação no país.

Notabilizou-se fundamentalmente por trabalhos desenvolvidos nas áreas de educação, sociologia e antropologia, tendo sido um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília, elaborada no início dos anos sessenta, ficando também na história desta instituição por ter sido seu primeiro reitor.

Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro (1983-1987), Darcy Ribeiro criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal.

Entre os cargos importantes que ocupou durante sua trajetória cívica, Darcy Ribeiro foi ministro-chefe da Casa Civil do presidente João Goulart, vice-governador do Rio de Janeiro, de 1983 a 1987 e exerceu o mandato de senador pelo Rio de Janeiro, de 1991 até o dia da sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário